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Netbook |
Nasci e me criei nesta cidade. Estudei a vida inteira em escola
pública. Eu, bem como muitas outras crianças, sofremos com as escolas “caixa de
sapato”. Quatro paredes de tijolo à vista, duas treliças, telhas “brasilit” e
só. No verão, calor demais; no inverno rigoroso, muito frio - sofri bastante
com a bronquite.
Sem contar da questão primeira de conforto, iluminação e
salubridade que são imprescindíveis para um espaço escolar adequado e que nunca
foram respeitadas, nenhum governo anterior levou a sério o espaço físico como
importantíssimo recurso metodológico que também deve vir carregado de
“conteúdo” educacional, como dizem os intelectuais pedagógicos, a fim de
estimular e contribuir significativamente para o processo de experiência e aprendizagem construtiva do
aluno.
Sendo inegável que o espaço arquitetônico da escola expressa
a importância que se dá para educação, dá para imaginar o quanto professores
tiveram que empreender generosos esforços para fazer valer o seu papel, o
quanto alguns alunos persistentes tiveram que correr muito mais que os outros
da mesma idade para ser alguém na vida, o quanto de “Neymares” da matemática, das artes, da literatura, dos
esportes foram desperdiçados.
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Piscina da Escola Municipal Heitor Gloeden |
Somados a esta abrupta quebra de paradigmas na questão do
ambiente escolar, nesta semana, quase 4500 crianças das escolas municipais
receberam gratuitamente mais uma importante ferramenta educacional de inclusão
social e digital, um netbook.
Lembro que meus primeiros passos na informática foram
regados a alguns quilômetros diários para ir e para voltar, sempre a pé, até a
única escola de informática gratuita da região.
Hoje, cada criança tem o seu próprio netbook equipado com
quase 150 tipos de atividades pedagógicas fáceis de usar, divertidas e lúdicas.
Atividades que contemplam áreas do ensino infantil e fundamental. Inclusive este software é livre, gratuito e
está disponível na internet para qualquer interessado. O nome para tudo isso
não poderia deixar de ser tão divertido quanto suas funções: Pandorga. BaixeAqui.
Uma proposta como esta de inclusão da tecnologia na “ lista
de material escolar”, somado a construção de ambiente escolar adequado e que
dignifica socialmente professores, alunos e a comunidade, isola nosso município
no protagonismo educacional do Alto Tietê e do Brasil.
Ousadia como esta dá a certeza de que será entregue ao mundo crianças e adolescentes
com competências pessoais, relacionais,
produtivas e cognitivas amplamente desenvolvidas. Elas terão um futuro bem
diferente daqueles que os seus próprios pais tiveram. Elas poderão contar uma
história diferente daquelas que muitos jovens e adultos poaenses contam hoje.
Para finalizar, é inevitável que a memória daqueles que
pensaram grande, que ousaram, que inovaram, que não trilharam o caminho daqueles
que lhes antecederam jamais se encontrarão no ostracismo.
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Prefeito Testinha, Vice Marcos Borges e Secretário da Educação Humberto.[Foto: Julien Pereira] |
Veja Abaixo vídeo da inauguração de umas das novas Creches!
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