7 de dez. de 2011

Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência


A presidente Dilma Rousseff anunciou no mês passado um pacote de investimentos de R$ 7,6 bilhões até 2014 com ações voltadas para pessoas com deficiência, com quatro eixos norteadores: educação, saúde, inclusão e acessibilidade. Segundo o Censo 2010, cerca de 24% da população brasileira possui pelo menos uma deficiência.

Entre as ações previstas estão a reserva de 5% das vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para pessoas com deficiência, a adequação arquitetônica de 42 mil escolas públicas e garantir veículos adaptados para 60 mil estudantes.

O governo pretende montar 45 centros de referência em reabilitação e, em parceria com institutos federais, abrir outros 5 para treinadores de cão-guia, um por cada região do País. Para deficientes visuais, também serão contratados professores e intérpretes de Libras.

Deverá ser anunciada ainda a implantação de 17 mil novas salas de recursos multifuncionais, que funcionam como espaços que oferecem material didático e equipamentos específicos para esse público.

Com certeza, excelente passo na promoção da inclusão social e da autonomia da pessoa portadora de deficiência!

Prefeito Testinha, Primeira Dama Márcia Bin e Secretário de Educação Humberto Martins na confraternização do Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado (Napes) que realiza trabalho de atendimento educacional especializado, para crianças que possuem algum tipo de deficiência, seja física ou mental em Poá.  Foto: Julien Pereira.

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Saulo Souza