11 de mar. de 2012

TESTINHA: NETBOOK E EDUCAÇÃO COMO PORTA DA INCLUSÃO

Netbook
Com pouco mais de vinte e cinco anos de idade, felizmente vivi o suficiente para testemunhar em Poá, um grande passo rumo à democratização do acesso ao mundo digital e a educação de qualidade se tornar um direito de todos e não exclusividade de crianças mais abastadas.

Nasci e me criei nesta cidade. Estudei a vida inteira em escola pública. Eu, bem como muitas outras crianças, sofremos com as escolas “caixa de sapato”. Quatro paredes de tijolo à vista, duas treliças, telhas “brasilit” e só. No verão, calor demais; no inverno rigoroso, muito frio - sofri bastante com a bronquite.

Sem contar da questão primeira de conforto, iluminação e salubridade que são imprescindíveis para um espaço escolar adequado e que nunca foram respeitadas, nenhum governo anterior levou a sério o espaço físico como importantíssimo recurso metodológico que também deve vir carregado de “conteúdo” educacional, como dizem os intelectuais pedagógicos, a fim de estimular e contribuir significativamente para o processo de  experiência e aprendizagem construtiva do aluno.


Sendo inegável que o espaço arquitetônico da escola expressa a importância que se dá para educação, dá para imaginar o quanto professores tiveram que empreender generosos esforços para fazer valer o seu papel, o quanto alguns alunos persistentes tiveram que correr muito mais que os outros da mesma idade para ser alguém na vida, o quanto de “Neymares”  da matemática, das artes, da literatura, dos esportes foram desperdiçados.

Piscina da Escola Municipal Heitor Gloeden
Testemunhar creches e escolas sendo construídas em espaços amplos, modernos, acessíveis, com arquitetura arrojada, acabamento impecável, com espaços de lazer e entretenimento educativo, salas de teatro e até piscina aquecida é de encher os olhos e acreditar que nosso futuro será muito melhor do que o que foi até agora, quando a pauta for educação.

Somados a esta abrupta quebra de paradigmas na questão do ambiente escolar, nesta semana, quase 4500 crianças das escolas municipais receberam gratuitamente mais uma importante ferramenta educacional de inclusão social e digital, um netbook.
Arquivo Pessoal

Lembro que meus primeiros passos na informática foram regados a alguns quilômetros diários para ir e para voltar, sempre a pé, até a única escola de informática gratuita da região.

Hoje, cada criança tem o seu próprio netbook equipado com quase 150 tipos de atividades pedagógicas fáceis de usar, divertidas e lúdicas. Atividades que contemplam áreas do ensino infantil e fundamental.  Inclusive este software é livre, gratuito e está disponível na internet para qualquer interessado. O nome para tudo isso não poderia deixar de ser tão divertido quanto suas funções: Pandorga. BaixeAqui.

Uma proposta como esta de inclusão da tecnologia na “ lista de material escolar”, somado a construção de ambiente escolar adequado e que dignifica socialmente professores, alunos e a comunidade, isola nosso município no protagonismo educacional do Alto Tietê e do Brasil.

Ousadia como esta dá a certeza de que será  entregue ao mundo crianças e adolescentes com  competências pessoais, relacionais, produtivas e cognitivas amplamente desenvolvidas. Elas terão um futuro bem diferente daqueles que os seus próprios pais tiveram. Elas poderão contar uma história diferente daquelas que muitos jovens e adultos poaenses contam hoje.

Para finalizar, é inevitável que a memória daqueles que pensaram grande, que ousaram, que inovaram, que não trilharam o caminho daqueles que lhes antecederam jamais se encontrarão no ostracismo.
Prefeito Testinha, Vice Marcos Borges e Secretário da Educação Humberto.[Foto: Julien Pereira]







Veja Abaixo vídeo da inauguração de umas das novas Creches!



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