4 de mar. de 2012

TESTINHA E A REDE GLOBO


O documentário “Muito Além do Cidadão Kane” de Simon Hartog produzido pelo canal 4 da BBC de Londres vai fazer 20 anos no ano que vem. Assista abaixo.

O documentário discute o poder da rede Globo em controlar a opinião publica e os comportamentos dos brasileiros.

Simon, como ninguém, não deixou ser hipnotizado e nem intimidado pelos grupos considerados “dominantes” do Brasil e trouxe a tona uma das mais importantes denúncias da História da TV brasileira.  

Não precisa nem dizer que sua exibição foi proibida no Brasil. Clique aqui para obter mais informações.

No ano passado, a Rede Record comprou os direitos de transmissão do documentário, mas ainda espera a autorização da justiça brasileira para transmitir.

O mundo deu muitas voltas, os partidos e os políticos mudaram, o documentário envelheceu, o vídeo permaneceu censurado, mas a grande verdade é que a rede Globo não deixou de lado suas antigas práticas, tão evidentes nas recentes eleições presidenciais do país.


Neste sentido, é inevitável não passar despercebida a reportagem do Fantástico [leia-se TV Diário] deste domingo [4]. Foi percorrido todos os municípios do Brasil [são 5566] para identificar má aplicação do dinheiro público nas cidades do país, isto na concepção da reportagem.

Não sei quais foram os critérios adotados, só sei que estranhamente o relatório apresentado pela reportagem identificou “apenas” três municípios, entre eles o município de Poá, que em 2011, foi considerado um dos municípios mais desenvolvidos do Brasil, segundo IFDM e cujo prefeito, o Testinha, foi eleito um dos 100 melhores dos pais, também em 2011, segundo ANPV/FGV.

A reportagem evidencia a questão de alguns anos atrás. Ela se refere à aplicação da cor laranja no Cemitério Municipal. Equívoco legal que foi corrigido, inclusive com dinheiro particular. Aguarda-se, portanto, a decisão irrecorrível da justiça sobre o assunto.

Longe de qualquer proselitismo de defesa, pois a decisão final cabe à justiça, a intenção deste texto é especialmente provocativa e seu objetivo é desafiar a capacidade critica dos leitores.

Pensar não é difícil. Pode ser perigoso, mas não é complicado; pode ser trabalhoso, mas não é proibido, afinal, aqueles que não aprendem da história estão condenados a repeti-la.

É no mínimo muito estranho que um fato local que teve tão pouca relevância alguns anos atrás, além de ser pouco significativo se comparado com os grandes abusos com dinheiro público espalhados pelo país, merecer destaque nacional. Veja bem, eu disse, pouco significativo, estou apresentando apenas a teoria da proporcionalidade e da razoabilidade que são preceitos legais. 

Minha sensibilidade denuncia que talvez alguém não aceitou um não como resposta.

Veja abaixo Documentário “Muito Além do Cidadão Kane [1993]”


4 Comentários:

  1. Qual o interesse e parte de quem toda essa publicidade negativa, pois existem cidades com problemas muito mais graves e poderiamos aqui ficar citando várias delas em que o poder da rede globo não teve ou não quis ter acesso. Sabe-se porque? Ou pior, por quanto?
    Mas já que eles estão tão preocupados em fazer o papel de fiscalizadores, porque não vão visitar Teresópolis que foi arrasada pelas chuvas de 2011, recebeu verbas públicas e projetos para reconstruções e nada foi feito segundo os próprios moradores!
    Roberto Marinho já se foi, mas com certeza deixou um legado aos filhos. Não importa o tamanho e sim o lucro que pode-se tirar da situação!

    ResponderExcluir
  2. SAULO E MUITO DIFÍCIL TER CORAGEM DE IR CONTRA UMA MAIORIA E LEVAR EM EM FRENTE AQUILO QUE VOCÊ ACREDITA! PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Ieda, obrigado pela deferência! Coragem para provocar a verdade!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! Saulo Souza