28 de out. de 2011

Blogueiros defendem transparência e democratização da informação*


A crise de identidade e a perda do monopólio da informação pelos meios tradicionais de imprensa foram pontuadas na manhã desta sexta-feira (28) na abertura do 1º Encontro Mundial de Blogueiros, que prossegue até sábado (29) no Cineteatro do Barrageiro, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Participaram da mesa de abertura o jornalista Ignácio Ramonet, do Le Monde Diplomatique; Kristinn Hrafnsson, segundo nome do Wikileaks; e o jornalista brasileiro Luis Nassif.

“Não dúvida de que a entrada dos novos meios de comunicação é o fato mais importante ocorrido na comunicação recente”, disse Ramonet. “A erupção da internet é um fato desestabilizador. Não como conceber hoje o jornalismo sem pensar nesses novos atores”, acrescentou.

Segundo ele, outra consequência da internet é a dificuldade que governos centralizadores têm de controlar a informação. A chamada “primavera árabe” é um exemplo. “Os povos estão se apoderando da informação para derrubar governos autoritários”, afirmou.

Uma reflexão que se faz necessária, de acordo com Ramonet, é entender que essa nova fase da comunicação está apenas começando. “Estamos em um sistema efêmero. Não sabemos exatamente qual será o fenômeno midiático daqui a cinco anos. E não sabemos como os grandes grupos [de comunicação] vão se organizar para recuperar o poder”.

O porta-voz do Wikileaks, Kristinn Hrafnsson, fez um retrospecto da história do site, que ganhou fama mundial a partir de abril de 2010, quando divulgou imagens de um helicóptero Apache, dos Estados Unidos, atacando civis no Iraque. Desde então, o site já tornou público inúmeros documentos secretos de governos de vários países.

“Nos últimos 10 ou 20 anos, houve um distanciamento da mídia tradicional do público em geral, o que ficou evidente, por exemplo, na cobertura da Guerra do Iraque e o que se falava sobre as armas de destruição em massa e outras inverdades. A blogosfera ocupou esse espaço”, afirmou. “Hoje, vivemos um período crítico na história, em que devemos marcar posição a favor da transparência”, completou Hrafnsson, que também é jornalista.

Ele abordou, ainda, o bloqueio que instituições financeiras fizeram ao Wikileaks, impedindo as doações on-line de admiradores do site, sua principal fonte de receitas. Segundo Hrafnsson, o site está travando batalhas judiciais em diversos países para furar esse bloqueio, que ele considera “o maior ataque já feito ao Wikileaks” e um risco a sua sobrevivência.

Já o jornalista Luis Nassif também abordou o que considera o “fim do monopólio do jornalismo”. Com a internet, pessoas dos mais variados perfis tornaram-se comunicadores. “Isso não significa que o mundo não precise mais de jornalistas, pois eles ainda são necessários para organizar esse grande fluxo de informações”, comentou. “Hoje, os blogueiros têm uma proximidade com o público que a mídia tradicional não tem. E esta, por sua vez, ainda está tentando redefinir sua identidade nessa nova era dos blogs e das redes sociais”.

Abertura

Interatividade foi a palavra de ordem na abertura do 1º Encontro Mundial de Blogueiros, na noite desta quinta-feira (27), em Foz do Iguaçu. Enquanto blogueiros e tuiteiros confraternizavam ao vivo e em cores no Mirante Central de Itaipu, as atualizações sobre o evento fervilhavam nos blogs e nas redes sociais.

A abertura foi animada pelo grupo "Viola de Arame", que entoou sucessos da música sertaneja. Alunos da Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila) e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), além de ativistas e blogueiros de vários estados trocavam experiências. Após a cerimônia de abertura, foi feita a iluminação da barragem de Itaipu e queima de fogos.

Na ocasião, o superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla, falou sobre a mudança da missão de Itaipu que, entre outros aspectos, se preocupa com a disseminação do conhecimento. "As novas mídias estão transformando o relacionamento humano, mudando a forma de produzir e consumir informação", afirmou.

Para acompanhar o evento em tempo real, clique em http://blogueirosdomundo.com.br/ao-vivo/.

*Oficial Itaipu

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Saulo Souza