4 de jul. de 2012

EDUCAÇÃO: A MEMÓRIA DE QUEM PENSA GRANDE JAMAIS SE ENCONTRARÁ NO OSTRACISMO



Sala de Dança
Todo mundo sabe que o desenvolvimento  infantil  ocorre  de  forma  integrada. Nessa  perspectiva,  o espaço físico onde a criança estuda não pode ser desprezado. Ele tem papel fundamental  no  desenvolvimento e aprendizagem do aluno.

Quando o espaço  físico  escolar  é planejado, mais do que nunca, contribui significativamente para a construção da autonomia, da  identidade  da  criança,  favorece  trocas  afetivas,  e colabora com o desenvolvimento de habilidades motoras, promovendo seu desenvolvimento integral.

Nasci e me criei nesta cidade, especificamente em Calmon Viana e adjacências. Estudei a vida inteira em escola pública. Eu, bem como muitas outras crianças, sofremos com as escolas “caixa de sapato”. Quatro paredes de tijolo à vista, duas treliças, telhas “brasilit” e só. No verão, calor demais; no inverno, muito frio - sofri bastante com a bronquite.
Sala de Aula

Nas escolas “caixa de sapato”, o conforto, a iluminação e a salubridade que são imprescindíveis para um espaço escolar adequado nunca foram respeitadas. Nenhum governo anterior levou a sério o espaço físico como importantíssimo recurso metodológico que também deve vir carregado de “conteúdo” educacional, como dizem os intelectuais pedagógicos, a fim de estimular e contribuir significativamente para o processo de  experiência e aprendizagem construtiva do aluno.

Sendo inegável que o espaço arquitetônico da escola expressa a importância que se dá para educação, dá para imaginar o quanto os políticos poaenses levaram a sério este tema ao longo de todos estes anos e o quanto professores, a quem chamamos heróis, tiveram que empreender generosos esforços para fazer valer o seu papel, o quanto alguns alunos persistentes tiveram que correr muito mais que os outros para ser alguém na vida, o quanto de “Neymares”  da matemática, das artes, da literatura, dos esportes foram desperdiçados.
Piscina Aquecida e Coberta

Para quem estudou a vida inteira em escola pública e desde os 11 está entrincheirado no combate permanente em torno da educação pública e de qualidade, é honroso poder ver resultados desta luta e testemunhar em Poá, um grande passo rumo à democratização do acesso a educação de qualidade se tornar um direito de todos e não exclusividade de crianças mais abastadas.

Acessibilidade
Testemunhar a entrega do Complexo Educacional Poaense José Antônio Bortolozzo, no Bairro Cidade Kemel, que aconteceu no último final de semana e que foi construído em espaço amplo, moderno, acessível, com arquitetura arrojada, acabamento impecável, com espaços de lazer e entretenimento educativo, salas de teatro e até piscina aquecida foi de encher os olhos e o coração de alegria. Definitivamente, nosso futuro será muito melhor do que o que foi até agora, afinal, o lugar mais importante de qualquer governo realmente sério é a Educação.

Ousadia como esta dá a certeza de que será  entregue ao mundo crianças e adolescentes com  competências pessoais, relacionais, produtivas e cognitivas amplamente desenvolvidas. Elas terão um futuro bem diferente daqueles que os seus próprios pais tiveram. Elas poderão contar uma história diferente daquelas que muitos jovens e adultos poaenses contam hoje.

Então não tem jeito, é inevitável que a memória daqueles que pensaram grande, que ousaram, que inovaram, que não trilharam o caminho daqueles que lhes antecederam jamais se encontrarão no ostracismo.

Informática


Portaria

Mais Fotos




0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Saulo Souza