29 de jun. de 2012

POÁ: Convenção do PDT será no dia 30


Convenção do PDT em 2011 - Poá - SP
Convenção do PDT acontece neste sábado [30], as 13h00, no XI Paulista, em Poá. O evento é uma etapa obrigatória para o registro das candidaturas e a consolidação da aliança.

1. O que são convenções?

São reuniões feitas pelos partidos políticos antes das eleições para decidir sobre a escolha de candidatos a cargos eletivos e a formação de coligações. Elas são realizadas em nível nacional - quando apontam o nome do candidato à Presidência - e em nível estadual - quando apontam nomes de candidatos a deputados, senadores e governadores e em nível municipal – quando apontam nomes de candidatos a vereadores e a prefeito. No Brasil, os partidos já vão com os nomes escolhidos para que sejam confirmados em votação nominal ou aclamação.

2. Quando elas ocorrem?

A data da realização das convenções é determinada pela Lei Eleitoral. Elas devem ocorrer sempre entre os dias 10 e 30 de junho do ano da eleição.

3. Quem pode votar?

Isso depende do estatuto de cada partido. Alguns determinam que os convencionais são membros dos diretórios, delegados e parlamentares.

4. Como podem ser feitas as propagandas para as convenções?

Os candidatos nas convenções partidárias podem divulgar suas candidaturas para os convencionais, o que é chamado de propaganda intrapartidária. Ela tem que ser feita dentro do local da convenção, ou nas imediações do local, onde a Justiça permite a colocação de faixas. Se o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) entender que a propaganda não foi direcionada apenas para o convencional, ela pode ser caracterizada como propaganda antecipada.

5. Os pré-candidatos podem ser chamados de candidatos logo após as convenções?

Depende. A convenção em si não torna o pré-candidato um candidato. Mas assim que o partido fizer o registro da candidatura no TSE, o político vira candidato automaticamente. O tribunal eleitoral dá prazo até 5 de julho, mas as siglas costumam se antecipar e podem fazer o registro logo após a convenção.

Fonte: TSE

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Saulo Souza