28 de abr. de 2012

DIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO: UM BOM PROFESSOR, UM BOM COMEÇO


Campanha "Um bom professor, um bom começo", especialmente hoje – Dia Nacional da Educação — ganha destaque neste blog, com a intenção de reforçar a importância desses homens e mulheres que exercem um verdadeiro sacerdócio social no nosso país, além de reafirmar o meu ativismo e militância a favor da educação como único caminho certo para a vida, afinal, educar é crescer, e só se cresce aquilo que tem vida. Educação é, assim, vida no sentido mais rigoroso da palavra.

Estes “salva-vidas” são verdadeiros heróis anônimos. Mais do que simples transmissores de conteúdo, eles, mais do que nunca, atualmente, atuam como verdadeiros guias. Em meio à avalanche de informações despejada a cada segundo sobre crianças, adolescentes e jovens, são eles quem indicam o caminho. Verdadeiros tutores, que dialogam e provocam. Tem paixão pelo que faz, segue estudando, preocupam-se em falar a mesma língua dos pupilos.


Entretanto, apesar do brilho nos olhos, todos os dias mais e mais “salva-vidas” são assassinados no Brasil! Os professores são precocemente desestimulados pela pouca valorização, baixo salários, jornadas extenuantes, indisciplina de alunos, ausência de plano de carreira e pela falta de condições de trabalho.  Eles estão órfãos. Eles salvam, mas não tem que os salvem!

Portanto, hoje, é dia de celebrar a educação, de celebrar a vida! Assim, celebremos nossos “salva-vidas” sem esquecer-se de exigir que eles sejam salvos também!

Unimos todos por um verdadeiro pacto pela educação do Brasil!



0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Saulo Souza